Como lidar com o tempo livre após ser demitido

Como lidar com o tempo livre após ser demitido

De repente, você percebe que tem muito tempo livre…e ao invés de ficar feliz, isso preocupa! E muito! Mas relaxe, porque essa sensação é mais comum do que parece.

Um dos obstáculos a ser enfrentado por quem foi demitido e demora um pouco para se recolocar é não saber o que fazer com tanto tempo livre. A gente se acostuma a trabalhar por tantas horas do dia que quando essa rotina muda de uma hora para outra, simplesmente não sabe o que fazer com tanto tempo livre. Mas vamos com calma que tudo se ajeita. Listamos a seguir algumas dicas que podem te ajudar a organizar a rotina neste momento. Os tópicos estão separados em ordem cronológica, ok?

Os primeiros dias

O primeiro ponto é lembrar que, até o processo de demissão se consolidar de fato, ainda terão algumas coisas para você fazer. Isso porque há a necessidade de assinar a rescisão em si, fazer exame demissional, dar entrada no FGTS, etc. e essas coisas, por mais rápidas que sejam na maioria das vezes, sempre consumem algum tempo.

Então nossa dica aqui é que você comece aproveitando estes dias iniciais para verificar como está indo o mercado, levantar determinados cursos de aperfeiçoamento, oportunidades diferentes, dar um pouco de atenção a família, fazer alguns pequenos reparos em casa ou pequenas atividades que sempre queremos fazer mas costumamos adiar pela falta de tempo.

Tempo livre para reflexão

Durante ou logo após esses primeiros dias, sugerimos que você comece a pensar na sua vida profissional de forma macro e avalie os caminhos que você deseja seguir. Aproveite seu tempo livre e pense em coisas do tipo: O que gosto de fazer? Quais os meus talentos e as minhas potencialidades? Há outros caminhos profissionais que eu posso seguir ao invés de buscar outro emprego? Estas são perguntas que precisam ser respondidas somente por você. Então busque usar este tempo livre como um tempo para essa reflexão. Recomendamos também que você baixe e leia nosso e-book grátis, que pode te ajudar a repensar suas possibilidades.

E se você acha que suas ideias não estão claras e que precisa de uma ajuda profissional, dê uma olhada em nossa página de serviços.

Definindo uma nova rotina

O ideal para lidar melhor com seu tempo livre e otimizar sua busca por novas oportunidades profissionais é criar uma rotina e se ater a ela. A sua rotina deve conter sempre tempo para dar conta dos seguintes itens:

  • Fazer contato com pessoas, lembrando que networking é super importante no mercado de trabalho;
  • Pesquisar novas oportunidades, novos caminhos profissionais ou vagas de empresas, dependendo do caminho que você decidiu para sua vida profissional
  • Aprender ou reciclar habilidades e conhecimentos;
  • Se exercitar, já que endorfina ajuda no funcionamento do corpo e manutenção do ânimo; e
  • Relaxar e socializar, para descansar a cabeça

Nosso infográfico resume uma sugestão de rotina.

Como lidar com o tempo livre após ser demitido. Dicas imperídiveis para organizar sua rotina e lidar melhor com a nova etapa da sua vida

E você, já definiu sua nova rotina? Está fazendo algo que não comentamos aqui e que você acha que vale compartilhar? Então escreva pra gente pelo e-mail contato@fuidemitido.com.br

Gostou desse artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Como lidar com o tempo livre após ser demitido

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *