3 Fatores Essenciais para dar destaque ao seu Perfil do Linkedin

3 Fatores Essenciais para dar destaque ao seu perfil do Linkedin

Se você está procurando emprego e ainda não conhece o Linkedin, esta é a hora. O Linkedin é um rede social voltada a contatos profissionais que vem se tornando uma ferramenta altamente usada para contratação por profissionais e obtenção de negócios em diversos setores.

A plataforma permite que você se conecte a milhões de outros usuários e veja seus perfis profissionais, áreas de interesse, recomendações e muitas outras informações.

Mas se um recrutador está procurando um possível candidato, como aumentar as chances dele chegar em você? Pra te ajudar nisso, elencamos três fatores rápidos de fazer, mas essenciais para otimizar seu perfil.

1. Preencha todos os campos do seu Perfil no Linkedin

Esse é o primeiro passo, mas é raramente seguido por muitos profissionais. Mas segundo pesquisa do próprio Linkedin, perfis com todas as informações preenchidas tem 40 vezes mais chances de receber oportunidades profissionais. Então, nada de preguiça. Invista tempo em preencher todos os campos requisitados pelo site, mesmo aqueles que você não ache que agrega muita coisa.

2. Coloque uma foto profissional

Adicione uma foto ao seu perfil. Uma pesquisa da DMR de 2015 mostrou que um perfil tem 11% a mais de chances de ser visto se tiver uma foto. Mas vamos ao ponto importante: coloque uma foto com boa resolução, só de rosto ou busto, com iluminação adequada e que passe uma imagem profissional de você. Evite cortar fotos casuais ou usar fotos 3 x 4 de documentos, que geralmente tem cara de susto. Isso quer dizer que você precisa contratar um fotógrafo profissional só pra isso? Não, mas que você deve investir tempo em obter uma foto com qualidade adequada. Procure um lugar com fundo liso, com iluminação de frente pra você, pense em colocar um blazer ou roupa que te deixe com aparência profissional, arrume o cabelo e peça pra alguém bater a foto. Avalie o resultado final. Dê uma olhada na plataforma e veja exemplos de boas fotos. Vendo diferentes perfis, você rapidamente conseguirá distinguir o que é uma foto boa e uma ruim.

3. Use palavras chave no título do seu perfil

Para buscar candidatos a uma vaga ou trabalho, recrutadores e empregadores costumam usar palavras-chave. Então, se você quer aumentar suas chances de ser “achado” nestas buscas, pense nas palavras que poderiam ser usadas para buscar a vaga que você deseja e adicione ao título do seu perfil. Além dessas palavras chave, coloque seu último cargo.  Pra cada posição a ser buscada, estas palavras serão diferentes. Se você não tiver ideias destas palavras para seu cargo de interesse, tente algumas dessas opções para te ajudar: 1) leia seu currículo e destaque suas principais áreas de atuação/destaque; 2) pergunte a um recrutador; 3) procure no próprio Linkedin pessoas reconhecidas na sua área e veja as qualificações e descrições de algumas delas.

E agora, que tal começar a trabalhar para dar o destaque certo ao seu perfil no Linkedin? E quando ele estiver pronto, não deixe de adicionar a url (o endereço eletrônico) ao seu currículo também, ok?

Como o Linkedin é uma plataforma relativamente nova (foi criada em 2002), ainda há muito o que falarmos e aprendermos sobre ele. Então, acompanhe nossos posts que traremos sempre dicas de como otimizar seu perfil e sua busca profissional no Linkedin.

E se você precisa de uma mãozinha profissional para criar ou otimizar seu perfil, não deixe de acessar nossa página de Serviços.

3 Fatores Essenciais para dar destaque ao seu perfil no Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *